A busca constante por lucratividade tem levado o aviário de corte a se automatizar cada vez mais. Diante dessa necessidade, uma nova tecnologia começa a ganhar mais espaço nos galpões. São as balanças eletrônicas para controle de peso e crescimento das aves com mais precisão, que trazem uma série de vantagens para as granjas.
As balanças automáticas são uma alternativa para eliminar o método tradicional de pesagem das aves, realizado manualmente por funcionários do aviário de corte.
A tecnologia tem o objetivo de gerenciar de forma automatizada o processo de engorda dos animais e o desempenho da produção em granjas.
Entre as vantagens dessa tecnologia para o aviário estão o monitoramento de peso das aves com mais frequência, praticidade e confiabilidade. A pesagem automatizada também reduz custos com mão de obra e reforça as práticas de manejo do galpão. Isso traz bem-estar e conforto para os animais.
Práticas de pesagem no aviário de corte
Em média, o ciclo de vida das aves alojadas no aviário de corte é de aproximadamente 45 dias. O avicultor espera uma conversão lucrativa ao final desse ciclo.
Os bons resultados são obtidos quando o animal se desenvolve de forma saudável e alcança mais de 3 quilos, ficando pronto para o abate.
É o alcance dessas projeções que geram vendas lucrativas. Por isso, o produtor precisa acompanhar muito de perto o crescimento das aves e o peso dos lotes do aviário.
“Hoje, para que o produtor consiga acompanhar o ciclo de crescimento de uma ave, ele tem que literalmente pegá-la pelas patas, levantar de ponta-cabeça, colocar numa balança manual para fazer essa pesagem”, explica D’Alessandro Catanzaro, gerente de Produto da Ultragaz, que está entregando ao mercado a solução Ultragaz Aviários.
Catanzaro observa que essa prática é invasiva porque estressa as aves, podendo afetar a saúde e o processo de engorda.
Ele constata também que o sistema tradicional, além de gerar erros de aferição, consome muito tempo de funcionários. “Imagine um lote com 40 mil aves em um galpão”, exemplifica.
Para um controle mais de perto do desenvolvimento dos animais, os aviários precisam pesar semanalmente 5% das aves por semana. “Mas de acordo com nossos estudos, isso não chega a 1%”, comenta Catanzaro.
Vantagens das balanças eletrônicas para a granja
As balanças eletrônicas estão atualmente entre as tecnologias que ajudam o produtor a automatizar o aviário para transformar o seu negócio.
Uma das soluções disponíveis no mercado é a plataforma Ultragaz Aviários, que contempla um sistema de sensoriamento para monitorar a pesagem das aves, parâmetros de ambiência e processos produtivos da granja.
A tecnologia da Ultragaz é fornecida em parceria com a Agrisolus, produtora de software para gestão de aviarios. A solução permite ao criador saber em tempo real como está a performance de sua produção e qual será o resultado final, quando o lote de aves encerrar o seu ciclo de vida.
Leia mais: 4 maneiras de melhorar a gestão do aviário de corte
Como funciona a tecnologia para aviário de corte
As balanças eletrônicas são posicionadas dentro do aviário em determinados locais para controlar a pesagem das aves, sem necessidade de contato humano.
Ao passarem pelo equipamento, os animais são pesados e os dados são transmitidos por meio de sensores para um software de acompanhamento.
Com base nos dados, o avicultor tem como saber se é necessário fazer intervenções para que as aves ganhem peso mais rapidamente para o abate no tempo adequado.
Leia mais: Como o aviário pode aproveitar melhor dados de sensoriamento
Para que você compreenda mais sobre os benefícios do uso de balanças eletrônicas, listamos a seguir cinco vantagens dessa tecnologia para o aviário. Confira!
1- Peso com mais precisão
Ao eliminar o processo manual, a balança automática permite pesagem diária de um número maior de aves e com mais precisão. Um projeto-piloto da Ultragaz realizado com o Ultragaz Aviários em granjas comprovou ser possível pesar 2.500 aves por dia.
O teste mostrou ainda uma margem de acerto de 98% na comparação com o método tradicional de pesagem semanal.
2- Economia e mais agilidade na pesagem
O uso de balanças eletrônicas no aviário gera redução de custos com mão de obra, uma vez que esse trabalho passa a ser automatizado. Nesse caso, os funcionários podem ser redirecionados para outras atividades mais estratégicas do galpão.
Estudo da Ultragaz revelou que a pesagem automática de 2.500 aves gerou uma economia de 18 horas de trabalho por ciclo.
3- Criação de aves com menos estresse
Pelo sistema eletrônico, as aves não precisam ser manuseadas por funcionários para pesagem em balanças. O método evita procedimentos invasivos que geram estresse e interferem na saúde e ganho de peso dos animais.
4- Previsibilidade de peso final e receita
Com dados transmitidos durante a pesagem automatizada, o aviário passa a ter maior visibilidade sobre a produção e informações mais precisas. Essas informações possibilitam fazer análises mais inteligentes sobre o desenvolvimento das aves, comparar a curva de peso do lote atual com anteriores e traçar projeções de receita.
5- Monitoramento em tempo real
As balanças eletrônicas instaladas dentro dos galpões funcionam com sensores conectados à internet. Os dados capturados são transmitidos para computadores e podem ser visualizados em qualquer lugar pelo celular ou outros dispositivos.
Esses indicadores são importantes para identificar rapidamente problemas com a água, temperatura, ração, doenças e outros itens relacionados com o crescimento das aves. Com informações relevantes, o aviário pode fazer intervenções com mais agilidade e tomar decisões mais acertadas.
Para saber mais
As vantagens do uso das balanças eletrônicas para pesagem das aves no aviário vão além das que mencionamos neste post. Para saber mais sobre os ganhos para a sua granja com essa tecnologia e como funciona a solução Ultragaz Aviários, clique aqui!