Para cuidar dos animais no aviário, é importante aplicar ferramentas que consigam preservá-los de diferentes tipos de danos. Uma delas, nesse sentido, é o círculo de proteção. Trata-se de um recurso para auxiliar na saúde dos pintainhos, aves ainda no começo de vida que precisam de uma atenção especial.
Neste conteúdo, explicaremos com mais detalhes essa estratégia. Para isso, vamos esclarecer o que é círculo de proteção, para que serve e como funciona. Descrevemos também as suas principais vantagens, mostrando como ele é útil. Destacamos, por fim, de que modo compor um círculo de proteção.
Continue a leitura e aprenda a como proteger as aves no galpão!
O que é círculo de proteção?
Os filhotes das aves necessitam de cuidados específicos para não contraírem doenças e nem sofrerem lesões. Para evitar esses problemas, o círculo de proteção é empregado com o objetivo de impedir que os níveis térmicos nocivos, correntes de ar, luminosidade indevida e predadores prejudiquem esses animais.
Além disso, é responsável por aproximar e facilitar o acesso dos pintainhos aos bebedouros e comedouros, mantendo o fluxo de alimentação e hidratação mais apropriado e evitando episódios de fome e sede.
Desse modo, o círculo de proteção mantém as aves juntas, aquecidas, hidratadas, alimentadas e protegidas de outros animais agressivos.
Como funciona o círculo de proteção?
O círculo de proteção auxilia nos cuidados dos animais novos e recém-chegados ao aviário. Além do cerco no entorno, a cama do espaço é fundamental nessa etapa. Isso porque ela também é responsável pelo:
- conforto em relação à temperatura;
- absorção de umidade e de dejetos;
- proteção contra frio, rigidez e umidade do chão e contra quedas e lesões — algo comum, já que as aves estão aprendendo a caminhar, ciscar e outras atividades locomotoras.
Essas medidas de proteção e promoção do acesso à comida e água são importantes por conta da constituição física das aves recém-nascidas. Mantê-las juntas no centro da área também é importante para evitar a mortalidade por amassamento.
Os pintainhos ainda não contam com um controle térmico, suas penas são ralas e apresentam pouca densidade. O controle térmico vai conservá-los na temperatura ideal, cerca de 32ºC, na primeira semana.
As correntes de ar conseguem resfriar o corpo dos pintainhos, o que prejudica-os. Por isso é necessário barrar a circulação elevada de ar. O círculo de proteção atua nessas duas maneiras, impedindo a entrada de ar e conservando o calor no espaço.
Além disso, a alimentação e a hidratação são indispensáveis para o crescimento saudável dentro de um período aceitável de produção. A falta desses recursos pode retardar o desenvolvimento dos animais e, por consequência, afetar negativamente a produção.
Quais são as principais vantagens?
O círculo de proteção na avicultura de corte e de postura proporciona benefícios indispensáveis para o desenvolvimento saudável dos animais, contribuindo para o seu desenvolvimento e crescimento adequados.
Portanto, quando o círculo de proteção é bem estruturado e mantido com sucesso, ocorre um crescimento saudável e o avanço produtivo em relação às aves. Além disso, evitar doenças é vantajoso, pois contaminações podem matar o animal ou impactar na qualidade da carne e dos ovos postos. As infecções também geram mais gastos com o tratamento da patologia.
Logo, é possível constatar que o círculo de proteção aumenta a produtividade, ao possibilitar um desenvolvimento saudável e dentro do tempo adequado de produção. Ademais, ele evita a disseminação de doenças, o que aumentaria as despesas e até causaria a morte de animais.
Como criar um círculo de proteção?
Agora, vamos apresentar algumas dicas sobre como confeccionar um círculo de proteção apropriado, capaz de preservar os pintainhos e estimular o seu crescimento saudável. Confira!
Cama do aviário
A forragem do solo é indispensável para manter o espaço apropriado para as aves, independentemente da idade. Como mencionamos, no caso das recém-nascidas, a cama do aviário é responsável por amortecer quedas e evitar acidentes comuns nesse período, além de desempenhar outras funções básicas.
Para isso, a cama deve apresentar espessura entre 5cm e 8cm, sendo necessário empregar um material orgânico tratado e capaz de absorver resíduos e umidade, sem criar um chão pastoso no espaço, deixando-o escorregadio. Esse componente também precisa ser eficaz como isolante térmico.
Alguns exemplos de material são:
- bagaço de cana;
- cascas de amendoim;
- cascas de café;
- cascas de feijão;
- maravalha;
- palha de arroz;
- rama de mandioca;
- sabugos triturados;
- serragem com mistura de ração e penas.
A madeira, por exemplo, pode conter fungos após ser cortada. Por isso, é importante que a cama composta dessa matéria-prima, como a maravalha, seja proveniente de árvores recém-cortadas para impedir a proliferação desse microrganismo.
Após compor a cama, forre-a com papel grosso sem pigmentação. Isso impede que as aves ingiram os materiais na cama do aviário.
Círculo de proteção
A dimensão de raio do círculo de proteção precisa ser de 1,5 metros. Já a altura varia de 40cm a 60cm. Ele deve ser construído nos cantos do aviário, já que facilita a soltura dos animais, no momento oportuno.
Nesse caso, o círculo de proteção deve conter placas de MDF, zinco ou madeira de reflorestamento tratada. No caso do metal, é necessário ficar atento ao controle da temperatura, por ser um condutor térmico. Para prender as pontas das placas, podem ser aplicados grampos de alumínio ou de ferro.
Bebedouros e comedouros
Os comedouros das aves precisam ficar a 20cm de distância das placas formadoras do círculo. Já a fonte de água deve ser disposta entre os comedouros. Certifique-se de que o abastecimento de ração e água é suficiente para o número de animais presentes.
Temperatura e umidade
O aquecimento pode ser realizado por meio de campânulas, itens côncavos eficientes na produção de calor. No entanto, não é um processo automatizado, então exige mais atenção no controle térmico.
Atualmente, é possível empregar a tecnologia de sensoriamento de dados. O sistema monitora constantemente informações de temperatura e umidade e as transmitem para uma plataforma online. O processo agiliza as medidas tomadas e as torna mais assertivas.
Como vimos, o círculo de proteção é imprescindível para receber as aves mais novas e promover o seu crescimento. Lembre-se de que essa área oferece mais produtividade para o aviário.
A Ultragaz para o agronegócio continua somando energia à tecnologia. Entre em contato conosco e saiba como implementar o aquecimento automatizado na sua granja!