O frango de corte é um animal que exige atenção para uma criação saudável. Esse processo também se aplica ao transporte e à chegada das aves no aviário. Nesse caso, é importante realizar alguns procedimentos durante o seu deslocamento e ambiência inicial.
Se você se interessou pelo assunto, saiba que, neste post, vamos abordar sobre como preparar a granja para receber os animais. Assim, apresentaremos algumas dicas de cuidados necessários no transporte e as suas principais etapas. Além disso, abordaremos sobre como efetuar o manejo de frango de corte.
Acompanhe a leitura e desenvolva seu negócio na avicultura de corte!
Como preparar a granja para a chegada dos animais?
Antes da chegada dos frangos de corte à granja, é indispensável realizar a limpeza e desinfecção do local e equipamentos utilizados, além do preparo do espaço para receber os animais. A área em que eles se instalarão deve possibilitar uma movimentação adequada e, inicialmente, ter uma temperatura de 32°C.
Para concretizar o êxito do seu aviário, é indicado que você crie frangos da mesma espécie, efetue a higiene regular do lugar e proporcione água e alimento conforme a faixa etária das aves. Além disso, fique atento à vacinação dos animais.
O ambiente também não pode abrigar nenhum outro tipo de ave por, pelo menos, dez dias antes da inserção dos frangos de corte.
Quais cuidados tomar no transporte dos frangos de corte?
A condução dos animais é um momento crítico para o produtor avícola e exige atenção dobrada para assegurar a qualidade da carne.
O deslocamento precisa ser efetuado em veículos higienizados e desinfetados, com umidade e níveis térmicos corretos. As noites costumam ter temperaturas mais baixas, por isso, é recomendado transportar os animais durante esse período.
Além disso, a quantidade de frangos, o gênero e o peso devem ser considerados na hora de agrupá-los no veículo. É ainda preciso ter um espaço com circulação de ar e oxigenação suficiente para os animais transportados.
Os motoristas precisam ser bem capacitados para conduzirem o veículo com cautela e sem movimentos bruscos, a fim evitar o estresse e possibilitar o conforto aos animais.
Quais são as principais etapas?
A primeira semana de vida dos animais resulta em mais de 16% da criação. Esse período é considerado crítico para a produção, por conta dos processos fisiológicos inerentes ao crescimento.
Confira, abaixo, as fases de desenvolvimento dos frangos de corte. Conhecer esse fator é importante para saber lidar com eles enquanto crescem!
Pré-início
Durante o 1º ao 7º dia, os animais são chamados de pintainhos ou, popularmente, de pintinhos. Nessa fase, o corpo ainda não é eficiente para realizar o seu aquecimento.
Por essa razão, os animais precisam ficar em um ambiente com 32ºC, além de ter à disposição comedouros e bebedouros com abastecimento conforme sua idade.
Início
Do 8º até o 14º dia, é fundamental manter os bebedouros bem distribuídos pelos círculos de proteção. A água deve estar sempre limpa e fresca, sem fezes e outros resíduos contaminantes.
Por isso, é necessário realizar a higienização e a desinfecção do aviário sempre que necessário. Nesse momento, a temperatura deve permanecer em 32ºC, porque o organismo dos animais ainda não consegue efetuar o aquecimento natural. O corpo está começando a criar penas, recurso que vai aquecê-lo de maneira mais efetiva.
Nessa etapa até a final, há a necessidade de controlar a luminosidade, pois esse fator impacta na alimentação.
Desenvolvimento
Os frangos de corte, a partir do 22º dia até cerca do 45º, começam a crescer mais. O empenamento passa a cobrir quase todo o corpo. Por isso, a temperatura no aviário pode ser menor, por volta dos 27ºC. Nesse caso, é importante oferecer alimentação e água em abundância.
Final
Do 36º dia ao 42º, ou a partir do 43º dia ao 49º (variando conforme a produção), começa o período de engorda. As aves sentem mais calor e, por isso, a temperatura no ambiente não pode exceder os 24ºC. Antes do corte do frango, é preciso mantê-lo em jejum, oferecer água e ter os cuidados citados no deslocamento.
Quais os cuidados para o manejo de frango de corte?
Neste tópico, vamos apresentar algumas medidas indispensáveis para tornar o aviário o melhor possível para o bem-estar e a saúde das aves. Confira!
Alimentação
A boa alimentação é fundamental para o desenvolvimento adequado dos animais. Assim, é necessário abastecer os comedouros com regularidade e não deixar as aves com fome.
É difícil estabelecer de modo categórico uma tabela de ração para frango de corte, mas, para começar, compreenda a necessidade nutricional dos animais, considerando aspectos como:
- linhagem;
- etapa de criação;
- qualidade dos ingredientes.
Além disso, armazene a ração em locais livres de fungos, contaminação e oxidação. Outra dica é abrir as tampas do reservatório de armazenamento em dias mais quentes e secos para eliminar a umidade.
Verifique com regularidade o sistema de alimentação para constatar seu funcionamento e impedir desperdícios.
Água
Ofereça água sempre limpa e fresca, auxiliando na conversão alimentar das aves. Animais que consomem líquido de qualidade inferior ou não se hidratam adequadamente rendem pouca carne.
Além disso, é importante lembrar que a água pode conter microrganismos nocivos. Por isso, oferecer somente a bebida fresca elimina essa hipótese. Os bebedouros do tipo nipple são construídos para impedir contaminações, sendo indicado instalá-los.
Higienização
Evite deixar o local muito úmido, pois promove a proliferação de fungos e outros microrganismos. Faça a coleta dos resíduos e limpe periodicamente o local.
Ao compor a cama do aviário, use materiais orgânicos capazes de absorver a umidade, mas sem resultarem em substâncias pastosas. Isso contribui para a limpeza.
Luz
Como já mencionamos, a luz precisa ser monitorada. Frangos mais jovens necessitam de mais tempo sob a luz intensa. Após as três primeiras semanas, o nível de luminosidade pode ser gradualmente diminuído.
Controle de temperatura e umidade no aviário
O controle de temperatura é algo delicado em relação às aves. Ele está diretamente ligado ao crescimento e à alimentação. Ou seja, consegue gerar mais produtividade e carne de qualidade, se realizado com atenção.
Sistemas de aquecimento com automação são excelentes para manter o conforto térmico no espaço. Eles empregam sensores para captar informações de temperatura e umidade. Assim, transmitem, instantaneamente, esses dados para uma plataforma online, pela qual os responsáveis conseguem consultar e tomar decisões ágeis e assertivas.
Como vimos, o frango de corte é um animal bastante produtivo, caso seja criado sob as condições capazes de elevar sua conversão alimentar. Portanto, atente-se para o aviário, o transporte das aves e demais aspectos mencionados para ter um bom resultado.
A Ultragaz para o agronegócio continua somando energia à tecnologia. Entre em contato conosco e saiba como implementar o aquecimento automatizado no seu aviário!