O modelo takeaway é uma tendência de mercado que tem crescido diariamente. Apesar disso, muitos gestores não conhecem e/ou não conseguem implementá-lo. A grande questão é que, com o advento da pandemia, os empresários se viram numa situação na qual é extremamente importante buscar coisas novas.
E então? Você sabe como recorrer a métodos diferentes que podem contribuir para o seu sucesso?
Neste post, vamos mostrar como empreender de um jeito rentável e sustentável. Continue a leitura e entenda tudo sobre como utilizar o takeaway na sua rotina empresarial!
O que é takeaway?
“Takeaway” é um termo em inglês que pode ser traduzido para o português como “para viagem” ou “para levar”. Via de regra, refere-se à comida que é preparada em um restaurante e que é embalada para o cliente levar para onde quiser.
De modo geral, trata-se de uma opção popular para quem não tem tempo para sentar e comer no local ou para quem prefere desfrutar do alimento em outro espaço. Alguns estabelecimentos podem até oferecer opções de entrega para que o lanche chegue diretamente à casa do consumidor.
Como esse modelo funciona?
O seu funcionamento pode variar muito, mas, geralmente, segue um processo similar. Quando um consumidor está interessado em fazer um pedido nessa modalidade, ele pode escolher entre as opções disponíveis no cardápio. Depois, basta informar ao atendente que deseja embrulhar o pedido.
Assim, o prato é embalado em recipientes apropriados para o transporte. Dependendo do tipo de alimento e da distância a ser percorrida, pode ser necessário utilizar embalagens térmicas para manter a temperatura desejada.
Após pagar, o cliente receberá o embrulho em um saco ou em um recipiente próprio para a locomoção. Então, ele poderá levá-lo para onde quiser e desfrutar da refeição em qualquer local.
Em alguns lugares, é possível solicitar o atendimento por meio de aplicativos de entrega ou a partir do próprio site do restaurante, e a comida é entregue diretamente na casa do cliente. Esse tipo de serviço já é conhecido como delivery.
Qual é a diferença entre takeaway, delivery e drive-thru?
Embora pareçam serviços iguais, cada um deles tem uma característica. A seguir, separamos as principais diferenças para que você compreenda os conceitos e não os confunda:
- takeaway — o preparo é feito no estabelecimento e o pedido é embalado para poder ser transportado. Ou seja, é necessário ir até o comércio para pedir e retirar a comida;
- delivery — refere-se ao serviço em que o pedido é feito por telefone, por aplicativo ou pelo site, e o prato é entregue diretamente no endereço solicitado. É uma comodidade muito grande oferecida aos clientes, já que não precisa haver deslocamento para a retirada;
- drive-thru — nessa modalidade, basta o cliente solicitar o que quiser sem precisar sair do carro. Somente é preciso dirigir até uma janela ou um balcão, escolher o item e recebê-lo dentro do veículo.
Quais são as vantagens de um sistema takeaway?
Um sistema takeaway pode trazer várias vantagens para o seu negócio. A seguir, confira alguns pontos que podem ser melhorados consideravelmente. Vale a pena investir!
Aumento das vendas
O método permite que as pessoas possam fazer pedidos de forma rápida e prática. Assim, apostar na iniciativa pode aumentar a quantidade de encomendas e, consequentemente, as vendas do seu estabelecimento.
Redução de filas
Essa forma de atendimento otimiza muito a rotatividade de pessoas. Diante de uma rotina tão corrida, todos buscam facilidade e rapidez, evitando a necessidade de perder tempo em filas. Dessa forma, o takeaway pode reduzir o tempo de espera e melhorar a experiência de compra dos clientes.
Melhoria da eficiência operacional
O sistema também ajuda a melhorar a eficiência operacional do estabelecimento. Afinal, os pedidos podem ser processados de forma mais acelerada e com menor probabilidade de ocorrerem erros.
Ampliação do público-alvo
O investimento contribui ativamente para ampliar o seu público-alvo, já que permite que os clientes comprem o que desejam com mais comodidade. Ou seja, a implementação do sistema pode atrair compradores que não têm tempo ou que querem ficar mais em casa.
Redução de custos
A redução dos custos é uma consequência, já que não é preciso que um garçom sirva o público à mesa. Assim, você pode operar o estabelecimento com menos colaboradores no dia a dia, o que pode diminuir as despesas operacionais.
Como implementar o takeaway no negócio?
Se você está pensando em aumentar a fidelização do público, experimente recorrer a novos investimentos. A seguir, vamos ajudá-lo — com uma espécie de passo a passo — a estruturar a implementação do takeaway corretamente:
- identifique a demanda — antes de implementá-lo, é importante identificar se existe demanda para esse tipo de serviço na sua região. Então, comece fazendo pesquisas e análises para entender o real interesse do público em fazer pedidos para a retirada no local;
- escolha um sistema — existem várias opções de sistemas disponíveis no mercado, desde aplicativos de delivery até softwares especializados. Portanto, escolha um sistema que se ajuste às necessidades do seu negócio e que ofereça bons recursos;
- treine a equipe — é indispensável que a sua equipe esteja preparada. Logo, treine os colaboradores do estabelecimento para que eles saibam como processar, preparar e organizar a retirada do pedido;
- adapte o espaço físico — se você pretende implementar o takeaway, é necessário dispor de um espaço reservado para a retirada. Nesse caso, se for preciso, adapte o estabelecimento para acomodar essa demanda;
- divulgue o serviço — a divulgação, claro, é a chave para o sucesso de todo empresário. Uma boa pedida é utilizar as redes sociais, as páginas institucionais e outras formas de divulgação para promover o engajamento e disponibilizar as informações necessárias.
A verdade é que empreender nos dias atuais, principalmente depois da crise da pandemia de COVID-19, tem sido um desafio. Praticamente todo comércio já oferece o delivery, o takeaway e outras novidades (a exemplo de padarias, confeitarias, bares, entre outros). Portanto, é preciso que você olhe com cautela para essas mudanças que naturalmente ocorreram ao longo do tempo.
Se você não for adepto a transformações, talvez seja o momento de refletir sobre essa inflexibilidade. Afinal, em um mercado em constante evolução e cada vez mais competitivo, é imprescindível que os empresários estejam sempre atualizados.
Aliás, estar atualizado e conhecer as tendências e as novidades do seu segmento viabiliza que você evolua e tome decisões mais acertadas. Antecipar-se às mudanças do mercado e, consequentemente, aumentar a sua competitividade, por sua vez, tende a potencializar o sucesso da sua empresa.
Inclusive, manter-se antenado pode também proporcionar novas oportunidades, ampliar a sua rede de contatos e possibilitar a realização de parcerias estratégicas. É nesse sentido que saber como implementar o takeaway pode alavancar muito os seus resultados! Então, identifique o que é uma necessidade para que você possa se manter competitivo, crescer e prosperar em seu nicho de atuação.
Agora, além de conhecer melhor o conceito de takeaway, entre em contato conosco e veja como traçar as melhores estratégias de instalações de gás para o seu negócio. Agende uma visita e saia na frente da concorrência!